Matéria publicada no Estadão de 10 de maio de 2009 mostra a conquista do segundo lugar brasileiro pela Equipe Almaz/SENAC em uma das maiores competições de gestão de empresas e inovação do mundo, o Global Management Challenge. A equipe Almaz/SENAC é composta por Diego Ucha, Paulo Ricardo Azevedo, Cristian Cerda, Marcel Ramos.
Para SENAC, game complementa estratégias educacionais
Um dos destaques do GMC 2008 foi a equipe Almaz, patrocinada pelo SENAC. O grupo, formado por três estudantes do Centro Universitário SENAC e um da ESPM, ficou em segundo lugar na competição e por pouco não faturaram o título. Apenas 12 pontos separaram a equipe da bicampeã iTGO/EDP.
Para Diego Ucha, líder da equipe, participar da final do GMC foi um grande aprendizado. "Foram dez semanas de muita dedicação, estudos e análises das decisões tomadas. Vemos hoje que esse investimento valeu muito a pena, não apenas pelo resultado conquistado, mas pelo conhecimento e experiência adquiridos", afirma. Além de Diego, formaram a equipe Cristian Cerda, Marcel Ramos e Paulo Azevedo.
Quem também enfatiza a importância do game para a formação profissional é o coordenador do curso de administração de empresas do SENAC, Flavio Foguel. "Empreendedorismo é um valor formativo que o SENAC trabalha em todos os seus cursos. Além disso, a instituição tem atenção especial para a articulação entre teoria e prática. Nestes aspectos, o GMC é a ferramenta que colabora com o complemento de nossas estratégias educacionais", diz.
Já o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do SENAC, Daniel Garcia Correa, comemorou o bom resultado obtido pela equipe Almaz/SENAC e destacou a importância dos jogos empresariais. "Conseguimos demonstrar desta forma a qualidade da formação dos nossos alunos e o quanto eles estão preparados para enfrentar o mundo do trabalho", afirma. "Estes casos de sucesso geram um resultado muito interessante em outros alunos, que seguem o exemplo e passam a prestar mais atenção em assuntos ligados ao empreendedorismo", avalia Correa.
Especialista em Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli / USP) e Cientista da Computação pelo Senac São Paulo.
Consultor em desenvolvimento de sistemas Web, com especialidade em Bibliotecas Virtuais e Digitais.